quinta-feira, 30 de julho de 2015

CREME BRÛLÉE - Dicas de fazer com ou sem o maçarico.



Ahhhhh, que saudades de Paris, não que essa sobremesa tenha apenas lá, mas , é mais uma das especialidades dos franceses.
Não é complicado como parece e o resultado é igualmente refinado (e gostoso!) quanto o dos grandes chefs.
A sobremesa, uma das mais famosas da França, é um creme leve de baunilha com uma casquinha de açúcar crocante. A graça é quebra-la com a ponta da colher. Além de revirar os olhos de tão gostoso, é super fácil de fazer. 





INGREDIENTES

300 ml de leite integral
300 ml de creme de leite fresco (NATA)
2 favas de baunilha (aqui em Brusque, você encontra na SIRIUS).
70 gr de açúcar
6 gemas




MODO DE PREPARO

 
Comece pela baunilha, que pra você que não sabe, é a vagem de uma orquídea.
Corte-a em dois, no sentido do comprimento…
E com a ajuda de uma pequena faca, raspe todas as sementes que estão no interior da baunilha. É muito importante que você retire todas as pequenas sementes, pois são elas que vão dar aroma e sabor ao doce.






Feito isso, coloque as sementes e a fava da baunilha junto com o leite integral, o creme de leite fresco e o açúcar. Aqueça a mistura em fogo baixo, mas não deixe que ferva (sério!) ou quando você colocar os ovos, vai ter uma porção de ovos mexidos boiando no leite.
Enquanto o leite esquenta, ataque as gemas. Coloque-as em uma tigela…
E as bata vigorosamente, até que tripliquem de tamanho e fiquem bem fofas e leves. Esse é o principal pulo do gato da receita, pois se as gemas não ficarem bem batidas, a sobremesa vai ter com um gosto de ovo muito forte, que vai passar por cima da baunilha.
Feito isso, é só alegria.

Lembra do leite com baunilha? A essa altura ele já deve estar morno. Com a ajuda de uma peneira, coe a mistura e acrescente as gemas, mexendo constantemente até que todos os ingredientes fiquem perfeitamente combinados
Feito isso, basta colocar a massa em ramequins (dica! A massa assar melhor nos ramequins menores, são essas louças lindas de porcelana, existem de várias cores. Mas fiquem atentos, peça as que vão ao forno).
E todos os ramequins em uma assadeira média um pouco funda (um tabuleiro de bolo cumpre bem a tarefa) Asse o crème brûlée em banho maria à 120 graus, por 25 minutos, ou até que a massa fique firme. Nesse ponto, retire a assadeira do forno e deixe esfriar até a temperatura ambiente. Daí, basta colocar os ramequins na geladeira e esperar até que fiquem geladinhos. O ideal é fazer um dia antes de servir.

Se você fizer tudo certo, como eu tenho certeza absoluta que você vai fazer, o resultado é esse aqui: Um pudim dos céus, amarelinho e perfumado, cheio de pintinhas pretas de baunilha e pronto pra receber a tradicional casquinha de caramelo.
Pra fazer isso, baste salpicar um pouco de açúcar cristal. E aos poucos, com a ajuda do maçarico, ir derretendo e caramelizando o açúcar até que ele ganhe um cor dourada e viva.
Sei que você deve estar pensando “Há tá! Até parece que eu vou conseguir fazer isso, sem deixar o açúcar igual carvão!”, mas a minha resposta é “É claro que você vai conseguir!”.A dica é não deixar o maçarico muito perto, no máximo 10 minutos.
O meu maçarico adquiri atraves do site www.pepper.com.br.

Se você não tiver um maçarico,  existem 2 maneiras de Brullar o creme :

 1º maneira - mova os ramequiins para o forno na parte mais alta e ligue a grelha. Ponha os ramequins em um tabuleiro e os coloque debaixo da grelha girando os ramequins para uma caramelização homogênea.

2º maneira- essa eu acredito ser mas rápido, porém requer cuidados. Pois você estará lidando direto com o fogo.
Salpique o açúcar cristal em cima  do creme.
Coloque uma colher direto na chama do seu fogão.
Em seguida colocar em cima do açúcar, você vai perceber que vai dourando, além de dar uma pequena fumaça (que é normal)  .

























O resultado, como já mostrei pra vocês, é um caramelo crocante, que se quebra em mil pedacinhos quando partido com a colher.
 


Nenhum comentário:

Postar um comentário