sábado, 25 de julho de 2015

HAMBURGUER E ALMÔNDEGAS CASEIRAS

Olá pessoal, se vocês estão com os dias cadas vez mais agitados assim como eu, nada pior do que chegar em casa cansado, após um dia de trabalha e ainda pensar no que fazer pra jantar. Essa dica é da minha querida amiga Nutri karin Vailati. Hambúrguer ou almôndegas caseiras, um coringa pra se ter sempre no congelador. Uma boa porção de salada com uma proteína dessa, jantar garantido, delicioso e super saudável. Dá pra fazer no final de semana e congelar por uns 3 meses. Essa receita rende uns 14 a 16 hambúrgueres. Vai depender do tamanho e da grossura que você fizer.
Existem inúmeros modelos de formas (moldes) para fazer o hambúrguer. Eu prefiro o de material plástico, que além de leve, é fácil de lavar e bem mais em conta. Você encontra no catálogo de Tupperware, em lojas de departamentos de utensílios domésticos, já vi também no catálogo da Avon, e em muitos sites como Mercado livre, www.bololo.com.br, etc.



INGREDIENTES

1 cebola média
2 dentes de alho
1 cenoura pequena ralada
4 ramos de brócolis
1 tomate
tempero verde a gosto (costumo usar cebolinha verde, salsinha)
1 colher (sopa) de sal
1 ovo
temperos a seu gosto (costumo usar páprica, chimichurri, manjericão)
1 kg de carne magra moída ( eu uso patinho) Se quiser fazer com frango, é necessário cozinhar o peito de frango na água com sal. Deixe esfriar e desfie. Coloque junto no processador, quando for picar os ingredientes acima descritos.


MISTURA COM GRÃOS

1 xícara de farelo de aveia (pode utilizar também a aveia em flocos) Já coloque essa aveia em uma bacia com uma xícara de água para ir hidratando.
Sementes a gosto, linhaça, chia, gergilin, aveia, quinoa, ect.




MODO DE PREPARO

Em um processador, colocar todos os ingredientes para  picar ( menos a carne).
Depois de tudo picado, misturar tudo junto a carne e os grãos. Misture bem (aqui pode ser com uma espátula, manual). Aí é só moldar na forma que quiser: hambúrguer ou almôndegas.
Coloque no freezer, e quando for consumir, pode reitrar direto do freezer e grelhar, ou fazer no forno. É um jantar simples e saboroso. Não esqueça a salada.








Nenhum comentário:

Postar um comentário