sábado, 19 de setembro de 2015

12 FACAS QUE NAO PODEM FALTAR NA SUA COZINHA


As facas fazem parte da rotina de toda cozinha. Seja para os iniciantes ou para os chefs, conhecer as funções e desenhos de cada faca possibilita precisão e rapidez no preparo e serviço culinário.
Vocês já ficaram em duvida em qual faca usar em determinada situação? Eu já algumas vezes, hoje em dia já estou craque, hehehe, nada como estudar um pouquinho e colocar em prática. Conheço algumas pessoas que não utilizam as facas adequadas para cada função, acham muito trabalhoso, e na correria fazem de qualquer jeito. Bem cada um é cada um não é  mesmo? Eu acredito, que se existe uma faca para cada situação é que realmente deve fazer a diferença, e pra mim faz muito. Com certeza agiliza o processo, rendimento na cozinha, e o corte da peça vai ficar perfeito. Pensando nisso, trouxe para vocês as 12 facas que não podem faltar na sua cozinha, fonte de pesquisa cozinha técnica da Tramontina.
Espero que ajude!


Antes de conhecer os modelos, vamos à anatomia da faca:









 

Ponta: Tem por função perfurar os alimentos.
Barriga: A curvatura na parte inferior da lâmina, ou barriga, é utilizada para serviços delicados e auxilia no deslize da faca na tábua.
Espinha: A parte superior e não cortante da lâmina é conhecida como espinha. Ela pode servir de apoio para as mãos e auxiliar na precisão do corte.
Apoio: A parte do apoio, próxima ao cabo, proporciona equilíbrio e controle da faca durante os cortes. Isso é possível por estar mais próxima da mão.
Fio: O fio é a parte cortante da lâmina. E para a cozinha, existem basicamente quatro desenhos de fio para diferentes cortes: liso, serrilhado, ondulado e com alvéolos.
Agora que já sabemos a nomenclatura e anatomia das facas, vamos aos desenhos das lâminas:


A faca do Chef é essencial e uma das principais em toda cozinha. Ela é versátil e pode ser utilizada para cortar frutas, legumes e carnes. Possui de 15 a 30cm e ponta ligeiramente curvada, para que a faca deslize na tábua ao cortar o alimento.

faca-chef-inox-tramontina


A faca Santoku é de origem japonesa, possui lâmina mais curta e larga, e assim como a faca do Chef é para uso geral. Seu nome se refere as três virtudes que a faca deve ter (ou realizar bem): cortar, picar e fatiar.
faca-santoku



O cutelo é muito útil para a rotina da cozinha, por ser uma peça muito resistente a impactos e deformações, a lâmina grande possibilita desde cortes variados à partição de alimentos duros.
cutelo-tramontina


A faca para legumes facilita a rotina na cozinha. Apesar de ser polivalente como a faca do Chef, a faca de legumes é menor e mais leve, possibilitando maior precisão nos cortes, limpeza e decoração de vegetais.
faca-para-legumes


As facas serrilhadas são ideais para cortar alimentos de casca dura e interior delicado. Por isso, são também chamadas de facas para pão, uma vez que permitem cortar o pães sem amassa-los.
faca-para-pao


A faca de desossar ou filetar é longa e curvada, e ainda sim rígida e de ponta fina. O design da faca permite separar a carne dos ossos e filetar frangos e peixes com alta precisão.
faca-para-desossar



A faca de Sashami possui lâmina longa e rígida, o que permite que seja muito afiada, e assim garante cortes finos e precisos, em uma única passada, para não esmagar o peixe ou sushi.
faca-para-sashimi-e-sushi-inox




A faca trinchante tem lâmina longa e fina, o que permite fatiar e cortar peças de presunto e rosbife com precisão.
faca-trinchante


Existem diferentes lâminas e formatos de faca para as diversas variedades de queijo. A faca que possui furos é ideal para queijos cremosos, como brie e camembert. Enquanto a faca arredondada tem utilidade de servir, para queijos em pasta. A espátula, com longo fio cortante, é recomendada para queijos quebradiços, como azul e de cabra. Já a faca afiada é perfeita para o queijo parmesão, utilizando a ponta da faca para quebrar os pedaços.
jogo-faca-para-queijo


A mezzaluna tem como função cortas ervas de forma prática e rápida.
faca-mezzaluna


A faca para tomate possui uma microserrilha na lâmina, possibilitando que a faca rompa a casca do tomate, mas não o esmague.
faca-para-tomate



A faca de tornear possui lâmina rígida e curva, o que permite descascar e fazer acabamentos com frutas, verduras e legumes.
faca-para-decoracao



Agora que você já conhece todos os detalhes e tipos de facas, vamos colocar a mão na massa!
Praticar e virar um/uma  MasterChef entre os amigos!

Bom findi!!!!
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário