quarta-feira, 2 de setembro de 2015

TAPIOCA

Ola minha gente, hoje vou repassar aqui algo que já esta sendo bastante comentado e apreciado a TAPIOCA. Simples, prática e saborosa. A tapioca é assim: ou você gosta ou você não gosta, não tem meio termo. Eu adoro. Diferentemente do pão e do biscoito, a tapioca é uma alimento feito com um único ingrediente, a fécula de mandioca. Ela não contém gordura, glúten, sódio e não necessita de óleo no preparo". Já o pão tem vários componentes na massa, o que aumenta valor calórico, além de ser contraindicado aos portadores de doença celíaca, que apresentam intolerância ao glúten, proteína presente no trigo, cevada, centeio e aveia.  Conforme a nutri karin Vailati sempre comenta, a tapioca tem um alto índice glicêmico, então melhor momento de consumi-la é no café da manhã. Mas não quer dizer que você não possa degustar no jantar. Ela recomenda, pra baixar o índice glicêmico, quando for fazer, utilizar 2 colheres (sopa ) de tapioca, misturar 1 colher (sopa) de cereais. Que podem ser o que você tem em casa: farinha de aveia, quinoa, linhaça, chia,granola, pisilyum, amaranto,etc. Eu costumo já deixar em um vidro misturado alguns desses cereais, porque quando você quer é só misturar 1 ou 2 colheres nos seus lanches, iogurte, frutas etc. "Cereais e alguns tipos de sementes são ótimas opções para afastar a fome, pois mantém nosso organismo mais saciado, principalmente no café da manhã. Eles costumam fornecer muitas fibras, que dão saciedade e fazem você comer menos. Ingerir fibra também melhora o transito intestinal, fazendo com que seu intestino funcione melhor, mas não podemos esquecer de beber muita água, pois senão a fibra faz o processo inverso" cita a nutri karin Vailati. O recheio da tapioca você é quem escolhe, pode ser doce ou salgada. Como estamos falando aqui de substituir em alguns dias da semana o pão pela tapioca, para equilibrar a sua dieta, temos que ter consciência de que o sucesso da tapioca na dieta é o recheio.
Não adianta fazer um recheio de leite condensado com chocolate e morango, que nesse caso mais vale comer a fatia de pão kkkkkk. Claro que você pode se deliciar dessa maneira, vai depender do seu objetivo.


Quanto a tapioca, existem varias marcas no mercado. Já vem o pacote com a farinha da tapioca pronta. É super simples, você coloca 2 colheres (sopa) de tapioca na frigideira (fria) e  se quiser acrescentar os cereais é 1 colher de (sopa) da mistura que citei acima. Com a ajuda de uma colher vai pressionando a goma na frigideira e em seguida já coloque o recheio de sua preferência. Feche a tapioca e pronto. Lembrando que no fogo ela deve ficar no máximo 3 minutos, ao contrario vai ressecar a goma e ficar sem sabor. Então quando pensar em fazer a tapioca já deixe o recheio que você vai usar separado.





ALGUMAS SUGESTÕES DE RECHEIO




A minha preferida
Queijo cottage e orégano.
1 ponta de faca de queijo cottage, e orégano a gosto.



Queijo de minas com ervas 
1 fatia média de queijo de minas picada ou ralada em ralo grosso , 1 pitada de manjericão seco ou algumas folhas de manjericão fresco. 


Ricota, tomate e orégano 
1 fatia média de ricota passada no ralo grosso, 5 tomates - cereja cortado em rodelas, 1 pitada de orégano.


Frango grelhado, tomate, azeitona e alface 
2 colheres (sopa) de de frango grelhado, cortado em cubos, 3 tomates -cereja cortados em rodelas, 4 azeitonas pretas picadas, 1 folha de alface picado


Morango e chocolate 
4 morangos pequenos picados, 25 gramas de chocolate amargo derretido



Damasco, ameixa, morango e cereja 
1 damasco seco picado, 1 ameixa seca picada, 3 morangos frescos picados, 3 cerejas picadas.


Aqui você cria seu recheio, muito bom também com rodelas de banana e canela.
Espero que tenham gostado.
Bjs










Nenhum comentário:

Postar um comentário