quinta-feira, 5 de novembro de 2015

PÃO DE MALTE - BAGAÇO DA CERVEJA


Na fabricação da cerveja não se desperdiça nada. Nós podemos aproveitar o bagaço que sobra para fazer um pão natural muito nutritivo e saboroso. Delicadamente equilibrado entre o doce e o salgado, o Pão de Malte é muito versátil e tanto aceita geleias e doces como serve para sanduíches salgados. O grão é moído integralmente sem perder os elementos minerais, vitaminas, fibras e proteínas.
As fibras da celulose são muito importantes para a saúde pois elas fazem o intestino andar rapidamente.
Quando o intestino funciona com agilidade, você se livra dos restos antes que esse processo comece!
Além disso, um intestino regular absorve menos gordura( lembre-se do colesterol) ajudando você a reduzir o peso.Existe uma comprovada relação entre os intestinos preguiçosos e a obesidade, assim como o câncer intestinal e a diverticulite.
A melhor solução para tudo isto é uma dieta rica em fibras na sua alimentação do dia-a-dia.
As fibras devem fazer parte da sua alimentação diária,
fornecendo disposição, leveza., SEMPRE  acompanhado de muita água, se não beber muita água a fibra vai fazer o efeito contrario.O pão feito com malte oferece muitas de vantagens. Além de ser excelente para um dieta de baixa calorias, ele é muito digestivo – ideal para quem tem gastrite. Também é rico em fibras, permanece fresco por bastante tempo e pode ser usado para fazer lanches doces ou salgados.
Vamos fazer um pão diferente e delicioso, para os amantes da cerveja e do pão, combinação perfeita. 







INGREDIENTES

  • 300 gramas de Malte de Cevada Moído
  • 800 gramas de Farinha de Trigo
  • 4 colheres de Mel
  • 1 sachê de Fermento Biológico Seco
  • 1 colher de Sal
  • 350ml de leite
  • 1 colher de margarina
  • 2 Ovos




 MODO DE PREPARO


Para começar, triture o bagaço do malte no liquidificador junto com o leite. Assim, o bagaço ficará mais fino e se incorporará melhor na massa. Se você quiser um pão mais “rico” e crocante pode pular essa etapa.
Após bater o malte e o leite, pegue um recipiente e adicione parte da farinha (metade), sal, margarina e o fermento biológico. Misture-os ingrediente até eles formarem uma massa homogênea.
Adicione as colheres de mel e vá adicionando aos poucos a farinha. Ai que chega a parte mais complicada do processo: sovar a massa do pão. Lave as mãos e bote a mão na massa, campeão! Você vai apertar, socar e bater. Pode descontar a raiva do mundo neste processo.
O ponto ideal que você quer chegar é que a massa fique fofa e homogênea, não pegajosa. Se sentir alguma superfície pegajosa adicione mais um pouco de farinha nela. O ideia é que ela fique elástica, quase como uma borracha. Se você apertá-la com a ponta do dedo, ela deve logo voltar a ficar lisa..
Após de sovar a massa do pão de cerveja por cerca de 10 minutos, coloque-a em um recipiente, cubra com um pano e deixe descansando por cerca de 20 minutos. A massa vai crescer um pouco. Você vai sovar ela mais um pouco (acrescente farinha caso ainda esteja pegajosa, mas cuidado com exageros) e deixar a massa descansando por mais 20 minutos.
Uns 5 minutos antes de pegar a massa novamente, pré-aqueça o forno  a 250ºC por cerca de 5 minutos. Neste meio tempo, unte a forma onde vai fazer o pão. Para untar, você passar um pouco de margarina nas bordas onde o pão vai encostar e salpica ela com farinha.
Meu caso, eu fiz dois tipos de pães diferente: um pão grande, parecido com o pão de forma antes de cortar; e vários pães pequenininhos. Para fazer o pão grande, você vai precisar de uma forma de pão. Para fazer qualquer outro tipo, pode usar uma forma normal.
 Após sua massa ter descansado e crescido bastante, você vai dar a forma que quer para o seu pão e colocá-lo na forma. Lembre, o fermento biológico fará com que o pão cresça mais ainda com o calor, então não exagere muito no tamanho.
Antes de colocar o pão no forno, bata dois ovos em um recipiente separado e passe-os na parte de fora da massa. Isso garantirá uma cor e crocância diferente para a parte exterior do seu pão.Após “pintar” a sua massa, você vai deixar o pão no forno por cerca de 60 minutos. Acompanhe o crescimento e a cor desejada, mas evite ficar abrindo e fechando a porta do forno. Se você tiver um forno de pães para churrasqueira a receita fica melhor ainda. Logo que você retirar do forno, desinforme o pão e mantenha-o sobre uma superfície arejada para não suar a parte de baixo do pão. Se não for consumir imediatamente, pode embalar o pão em um plástico e consumi-lo depois.No fim, você terá um pão fofinho, um pouco doce por dentro, mas repleto de fibras e nutrientes. Ideal para uma boquinha no meio da tarde ou para harmonizar com uma boa cerveja.
ficou delicioso gente. E um pouco demorado, mas o resultado vale a pena.
Proximo post sera de COOKIES DE MALTE, se eu gostar posto logo.



Nenhum comentário:

Postar um comentário