terça-feira, 17 de novembro de 2015

TIPOS DE PANELAS

Ola meus amigos, a pedido de algumas amigas, resolvi fazer um post sobre os tipos de panelas. Na hora de comprar as vezes ficamos em duvidas, uns falam que e melhor de inox, outros de ferro, e muitos comentários que umas são mais prejudiciais a saúde, então, vamos desmistificar esse assunto .
Não há um tipo de panela perfeita. A ideia é manter em mente a funcionalidade de cada modelo para tirar máximo proveito dos seus jogos. No entanto, não adquira os modelos que contenham PFOA e PTFE (antiaderentes). As de alumínio também não são muito recomendáveis, devido à possibilidade de desprendimento do material nos alimentos.
Portanto, os modelos de vidro, de cerâmica são os que trazem menos risco à saúde humana, desde que obedeçam aos padrões estabelecidos para esse tipo de equipamento. Ao adquirir essas panelas, tente conservá-las ao máximo, já que a reciclagem ainda não é possível para tais materiais.
Na sequência, os modelos de metal, de titânio, de cobre e de ferro podem ser boas opções, se utilizados de maneira correta. Fazer uma combinação de panelas, levando em conta cada uma de suas características, também pode ser uma solução. Uma mistura de panelas de cobre e de cerâmica ou barro para preparar alimentos ácidos mais salgados é uma possibilidade.
Você sabia que existem panelas indicadas para cada tipo de receita? Saiba qual panela usar na hora da fritura ou do refogado. Saiba que usar a panela certa implica no sabor e no resultado de uma comida saborosa. Panelas de alumínio, cerâmica, inox, ferro e até de barro são algumas das opções. Conheça as vantagens e desvantagens, os cuidados e aprenda a usá-las.





Panelas de barro: são boas para se fazer receitas ensopadas e também podem ir ao forno, mas é preciso tomar cuidado com a procedência do material. "Uma panela de barro de qualidade ruim pode conter chumbo, cádmio e níquel, metais pesados liberados na comida durante o cozimento.
Usada geralmente para receitas como moquecas, peixada, caldos, sopas e ensopados. Essas panelas mantêm o alimento aquecido por mais tempo, podem ser usadas tanto na chama do fogão como no forno.
Vantagens: Ficam lindas à mesa em dias de festas.
Desvantagens: Este tipo de panela é frágil e pouco prática no dia a dia (são pesadíssimas dependendo do tamanho). Por ter uma superfície porosa, favorece a retenção de resíduos que estimulam a cultura de bactérias.
Cuidados: Ao comprar verifique se a panela já é curada com óleo (isso garante a impermeabilização). para eliminar gostos e odores vale ferver com água depois de lavar. Não lave a panela quente para não rachar e use detergente neutro.









  Panelas de pedra sabão: produzidas sobretudo em Minas Gerais, são feitas de um mineral retirado da natureza e esculpidas. Depois, é feito um tratamento para impermeabilizar os poros. Aparentemente são uma boa opção quando se trata de saúde. "Há poucos estudos sobre elas, mas as pedras são materiais bem estáveis, formados há milhares de anos sob altíssimas temperatura e pressão. Pela lógica, não devem soltar resíduos com o calor do fogão.
Mantém o aquecimento e por isso são mais indicadas para cozimentos longos de carnes e ensopados, moquecas, feijoadas e receitas da cozinha mineira. Naturalmente antiaderentes, libera cálcio, magnésio e ferro.
Porém, cozinha lentamente. Os problemas desta panela são seu peso, fragilidade e a dificuldade de ser encontrada;
Vantagens: São feitas de um mineral retirado da natureza, esculpidas e tratadas para impermeabilizar os poros. São lindas e dão charme quando levadas diretamente à mesas. São duráveis e não alteram o sabor dos alimentos, pelo contrário ressalta ainda mais.
Desvantagens: Cozinha lentamente. São pesadas porém frágil e difícil de ser encontrada.
Cuidados: sua superfície porosa favorece a formação de bactérias. A limpeza deve ser bem profunda. Ao usar, comece aquecendo em fogo baixo pra não causar rachadura por choque térmico





 

A vapor: ideal para legumes e verduras, porque os alimentos não perdem tantos nutrientes na água e, além disso, a temperatura de cozimento se mantém mais baixa, o que degrada menos os nutrientes. "Outra vantagem é que ao cozinhar no vapor você nunca usa óleo ou azeite, o que deixa a receita mais saudável.








 
Panelas de vidro: sob o ponto de vista da saúde, elas são irrepreensíveis. Mas não é tão fácil se adaptar às panelas de vidro no dia a dia. "Como a passagem térmica não é tão eficiente, é muito comum as pessoas queimarem os alimentos. Também são bem pesadas e costumam ser caras.
Aquecem rapidamente os alimentos. São boas para o preparo de arroz cozido e refogados do dia a dia.
Vantagens: São fáceis de limpar, não pegam gosto ou cheiro e não oferecem nenhum tipo de desprendimento de metal nos alimentos. Assim como as de revestimento de cerâmica colorida.
Desvantagens: Têm fama de pouco práticas e frágeis, afinal, vidro quebra.
Cuidados: Ao manusear evite batidas e choques térmicos.










 
Antiaderente: a facilidade de limpeza fez com que essas panelas caíssem no gosto popular. O tipo mais comum de antiaderente é o Teflon, marca patenteada pela empresa DuPont. Um dos problemas é que seu processo de produção é muito poluente. "Há um acordo para que o material pare de ser produzido até 2015", informa o químico e chef de cozinha Eduardo Kenji. Outro ponto polêmico é que, quando a temperatura passa de 240º C, como em uma fritura, ele deixa resíduos na comida. "Estudos mostram que ela libera sim, mas em taxas pequenas, muito menor que as panelas de alumínio.
São indicadas para preparo de receitas onde não se deseja acrescentar gordura como filé de peixe magro. Por serem revestidas gruda bem menosVantagens: Leve e de fácil manuseio, são fáceis de lavar já que o revestimento antiaderente impede que os alimentos grudem com facilidade.Desvantagens: Desgastam facilmente e precisam ser trocadas com frequência. Não servem para o preparo de doces como brigadeiro e caldas ou cozimentos longos.Cuidados: Para conservá-las evite levar ao fogo sem alimento. Não suportam altíssimas temperaturas por muito tempo e detergentes abrasivos.É importante ter colheres, conchas e escumadeiras que não agridam o material antiaderente como silicone, madeira, plástico.






Panelas de alumínio: são bem leves, baratas e aquecem por igual. O problema, porém, é que elas liberam certas quantidades de alumínio na comida e não se sabe ao certo que prejuízos à saúde isso pode acarretar. "Seu uso pode ser um dos fatores que contribuem para o aparecimento do mal de Alzheimer",  Uma dica legal para quem usa essas panelas é colocar o sal apenas no final do preparo, pois em contato com o sal, a panela libera ainda mais resíduos.
Ideal para frituras , dourar carnes e fazer doces por grudar menos.Vantagens: São práticas, leves, distribuem bem o calor e resistentes às mãos mais pesadas.Desvantagens: Receitas preparadas preparadas com condimentos ácidos ou que levam muito sal, devem ser evitados, pois esses agentes fazem com que resíduos que se desprendam da panela.Cuidados: Mas para que não causem dano à saúde deve-se retirar o alimento delas ainda quentes, nunca levá-las à geladeira com alimentos e não usar produtos que arranhem a sua superfície. Evite usar a esponja comum para lavar a panela, já que ela pode soltar alumínio e alterar o gosto do alimento. Um modo simples de limpar é colocar água na panela, levar ao fogo com um pouco de detergente e esperar ferver isso facilitará a limpeza.




Porcelana ou cerâmica: os nomes podem ser diferentes, mas elas apresentam basicamente as mesmas propriedades e são indicadas sobretudo para sopas e molhos. Segundo a nutricionista Roseli Rossi, elas são atóxicas; o grande problema delas é a fragilidade. Quando apresentarem rachaduras, devem ser trocadas.
Boa para cozimentos longos e não oferecem risco de liberar metais no alimento (se feitas com material de qualidade) já que são feitas de material natural.
Vantagens: São duráveis se bem cuidadas, são fáceis de limpar e antiaderentes. Seguram bem o calor por um longo tempo.
Desvantagens: Demoram muito tempo para esquentar e podem danificar se manuseadas por mãos pesadas.
Cuidados: Antes de comprar é importante verificar se a panela possui o selo de qualidade, que garanta o não uso de compostos ligados ao chumbo na composição. As opções foscas e industrializadas são as mais seguras, por serem mais modernas.









  Panelas de ferro: são resistentes e há opções de todos os preços. Outro ponto positivo é que liberam ferro na comida, o que ajuda a combater problemas como anemia. A principal desvantagem é que são pesadas. Também são comuns as panelas de ferro esmaltadas, muito mais fáceis de se limpar. Nesses casos, porém, só devem ser compradas se forem de boa procedência, alerta o químico e chef de cozinha Eduardo Kenji: "Para ficar mais barato, alguns fabricantes colocam chumbo na composição do esmalte, o que é perigoso.
Indicadas para cozidos que exigem um longo tempo de cozimento já que retêm muito calor.
Vantagens: Tanto as importadas esmaltadas como as tradicionais de ferro conservam a temperatura Conduzem o calor de forma uniforme e as que não são revestidas passam ferro para os alimentos auxiliando no combate a anemia.
Desvantagens: As esmaltadas lascam com certa facilidade e uma vez lascadas, devem ser dispensadas. São extremamente pesadas por isso, não são práticas para o dia a dia.
Cuidados: Precisam ser guardadas muito secas para que não enferrujem ou com untadas com uma fina camada de óleo. Prefira as com cabo de madeira, isso facilita na hora de segurar a panela que esquenta muito.







 
   Panelas de cobre: panelas puramente de cobre são proibidas no Brasil, pois elas liberam resíduos indesejáveis nos alimentos. Entretanto, é possível encontrá-las com revestimento interno de alumínio ou aço inox. "O cobre é um ótimo condutor de calor, então ela esquenta por igual. Por isso, é uma excelente panela; seu único problema é o fato de ser bem cara.
Ótima para preparo de doces.Vantagens: Assim como as inoxidáveis, as panelas de cobre são excelentes condutoras de calor. Elas esquentam por igual e esfriam rapidamente, facilitando o total controle do tempo de cozimento, sem pontos isolados.Desvantagens: O contato com o sal ou alimentos ácidos como tomate e vinagre faz com que o cobre se desprenda da panela passando para a comida.Cuidados: Exigem polimento e cuidado extra na conservação. São caras e pesadas, mas duram por gerações.







  Panelas de titânio: trata-se de um metal leve e bastante resistente à corrosão. Mas as chamadas panelas de titânio em geral são feitas com uma base de alumínio; o titânio, por ser muito caro, é apenas vaporizado sobre elas, criando uma película protetora e antiaderente. É uma panela antiaderente e, como no caso do teflon, tem como vantagens a facilidade de limpeza e o fato de reduzir ou até dispensar o uso de óleo.
São ótimas para grelhar, fritar e cozer, dificilmente os alimentos grudam. Quase não exige óleo nos preparos.
Vantagens: Talvez a mais recente invenção das panelas. O titânio é um metal leve e muito resistente, não liberaria resíduos na comida. Uma panela feita de titânio é quase eterna.
Desvantagens: Como o titânio é muito caro, geralmente elas são feitas em base de alumínio e apenas uma camada jateada do metal resistente. Essa película fina é antiaderente, a exemplo do teflon, não é muito resistente e pode se soltar com o tempo.
Cuidados: Evite usar utensílios de metal para não riscas a superfície. Na limpeza não use materiais abrasivos como esponjas de aço.






Panela de Aço Inox
São boas para cozidos, refogados, caldos, cozimentos de massas, molhos e outros preparos que exigem cozimentos rápido com muito calor.Vantagens: Possui alta durabilidade, já que não oxidam. Podem ir a lavadoras e quando bem feitas, com fundo grosso e pesado, são excelentes na distribuição de calor.Desvantagens: Requer cuidados pois tendem a escurece com o tempo e podem começar a liberar o níquel, quando presente em sua composição, nos alimentos. Logo, não é tão eterna assim. Não servem para fritura pois aquecem muito e rapidamente. Podem queimar a comida e as mãos. Cuidados: Para mantê-la limpa e brilhante, utilize uma esponja macia e, caso alguma comida fique grudada, deixe no fogo com um pouco de detergente e água. Não devem ser usadas para fritura porque ficam muito quentes queimando o óleo.




Nenhum comentário:

Postar um comentário