terça-feira, 22 de dezembro de 2015

DOCE PINTADO DE NATAL


     https://elisianemacedo.files.wordpress.com/2011/11/biscoito-de-natal.jpg

    Ah o Natal, doce dezembro, época gostosa de renovar nosso espírito, repensar nossas ações, fazer um balanço desse ano que esta se findando. E nos preparar para o NATAL, nao somente enfeitar nossas casas, mas principalmente nossos corações, a nossa morada interna tem que estar preparada, pois esse e o verdadeiro significado do tempo de NATAL.
    Como essa epoca do ano me remete a infancia, a epoca das ferias, do aroma de doce vindo da cozinha, quando minha avó marterna, passava tardes na nossa cozinha confeccionando os famosos e deliciosos doces de natal. O tempo gostoso, que me deixa otimas recordações.

    O biscoito é bem gostoso, mas é uma receita bem simples, o que dá o toque especial é a cobertura de açúcar associada ao colorido que os granulados proporcionam. Nós chamávamos de Pfefferkuchen (lê-se fefakuhen e significa bolo de pimenta), que é um tipo de bolo de natal (Weinachstskuchen). Só não sei o que aconteceu com a pimenta, porque esta receita não leva este ingrediente e nem porque chamar um biscoito de bolo, acho que com o tempo foi se perdendo a ligação com a receita original ou alguma confusão ao lembrar dos nomes corretos.
    Confesso que foi a primeira vez na vida que fiz esses doces, e minha mãe toda orgulhosa me disse: a neta de padeiro não tem como errar... (meu avo materno, era padeiro de mão cheia, na época eram proprietários de uma conceituada padaria e sorveteria aqui em nossa cidade). Mãe agradeço o elogio, mas mesmo com essa veia artística, as vezes erramos sim, e erramos feio kkkkk.
    Segue essa deliciosa receita.


     
    Massa

    • 500 gramas de farinha de trigo
    • 200 gramas de açúcar
    • 75 gramas de manteiga em temperatura ambiente
    • 4 ovos
    • 1/2 colher de sopa (rasa) de bicarbonato de amônio


    Misture todos os ingredientes, abra com rolo de massa, corte com cortador de biscoito. Leve para assar em forno médio, pré aquecido. Unte a forma e deixe um espaço entre os biscoitos, porque eles crescem bastante. Deixe no forno até dourar, no meu forno precisa de 10 a 15 minutos para assar.





    Cobertura



  • 1 clara de ovo
  • 1 e 1/4 xícara de glaçúcar ou de açúcar refinado
  • gotas de limão

  • Misture bem todos os ingredientes, espalhe sobre os biscoitos já assados, decore com confeitos ou granulados coloridos. Leve novamente para o forno baixo, por cerca de 5 minutos, ou até que a cobertura seque. É bem rápido, o biscoito não deve continuar assando. Se quiser pode cobrir o fundo da forma com papel alumínio, para garantir que o biscoito não queime. Retire do forno e desenforme. Acondicione em potes bem fechados.
    Dicas:
    – Substitui o sal amoníaco da receita original pelo bicarbonato de amônio. Este último pode ser encontrado em lojas que vendem produtos para padaria.
    – O bicarbonato do amônio além de fazer o biscoito crescer, contribuí para o biscoito ficar crocante.



    Ficaram simplesmente INCRÍVEIS!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário