sábado, 30 de janeiro de 2016

BOLO CHOCOLATUDO

 Bom dia!!!





 bolo_chocolatudo3






 

Bolo chocolatudo.
Rende: 1 bolo de 18cm de diâmetro

1/3 de xícara + 1 colher de sopa de água
1/4 de xícara de café líquido (ou um shot médio de Nespresso/Nescafé/qualquer marca)
1 xícara + 2 colheres de sopa de açúcar
3/4 de xícara + 2 colheres de sopa de açúcar mascavo
3/4 de xícara + 1 colher de sopa de leite
1/3 de xícara + 1 colher de sopa de óleo
2 ovos
1 xícara + 3 colheres de sopa de farinha
3/4 de xícara + 4 colheres de sopa de cacau em pó
1/2 colher de chá de fermento
1 colher de chá de bicarbonato de sódio


Ganache de mel e licor

3/4 de xícara de creme de leite uht ou fresco
2 colheres de sopa de mel
280g de chocolate meio amargo
250g de chocolate ao leite
1/2 xícara de açúcar impalpável ou de confeiteiro
1 colher de sopa de manteiga
1 colher de chá de licor de cacau (ou mais, dependendo do seu gosto)


MODO DE PREPARAR
1 – Faça a ganache primeiro para que ela tenha tempo de esfriar e criar consistência. Em uma tigela grande de banho-maria, leve os chocolates para derreter junto com o mel e a manteiga. Misture sempre!
2 – Quando estiver quase derretido, adicione o creme de leite e continue mexendo, até que tudo esteja bem misturado e uniforme. Retire do fogo e espere uns 10 minutinhos para esfriar um pouco.
3 – Por último, adicione o açúcar e o licor, e misture com um fouet ou com uma espátula, mas sem bater a ganache, senão ela separa. Lembre-se: a ganache precisa ser tratada com amor e carinho, assim como alguém que você ama.
4 – Para o bolo: ligue seu forno em 180˚C. Em uma tigela grande, bata os ovos com o óleo. Adicione o leite e a água e misture bem.
5 – Acrescente os açúcares e misture para derretê-los um pouco. Adicione, então, o café ou o Nespresso, garantindo que não está quente.
6 – Peneire por cima a farinha, o cacau, o fermento e o bicarbonato. Misture com uma espátula, fazendo movimentos envolventes e somente até incorporar tudo.
7 – Divida a massa entre duas fôrmas de 18cm de diâmetro untadas e enfarinhadas, e com papel manteiga no fundo para evitar que o bolo grude. Leve para assar por aproximadamente 30 minutos, mas o ideal é começar a checar a cada 2 minutos quando completar 24 minutos. Use um palito de dente limpo para furar o centro e, assim que sair limpo, estão prontos. Deixe esfriar um pouco nas fôrmas e então retire para esfriar totalmente.
8 – Monte o bolo: corte os topos que formaram domos de cada bolo para nivelá-los. O que sobra você pode e deve comer, porque é MUITO bom. Garanto.Cubra com um pouco de ganache uma base firme para bolo e coloque a primeira camada. Se quiser molhar o bolo, faça agora com a calda de sua preferência – eu honestamente acho sem necessidade porque essa massa é muito molhadinha. Passe uma camada da ganache, de quase meio centímetro ou um pouco mais, e leve para a geladeira para firmar um pouco, por uns 10 minutos.
9 – Retire da geladeira e posicione a outra camada do bolo (já molhada, se você quiser). Pressione com a palma da sua mão, para que a camada se fixe em cima da ganache.
10 – Com uma espátula, agora é só passar a ganache por todo o bolo. Eu começo pelo topo e vou passando pelas laterais. Faço sempre duas camadas, deixando um pouco na geladeira entre elas. Não tem jeito certo ou errado aqui, vai ficar gostoso do mesmo jeito! Finalize com bicos de confeitar pitanga aberto, para fazer essas conchinhas como eu fiz no meu bolo, mas se deixar sem tabém fica bonito, um estilo rústico! Então, fatie e seja feliz!
Mais uma receitinha tirada do blog da Juliana - Cupcakeando.

Nenhum comentário:

Postar um comentário