segunda-feira, 11 de janeiro de 2016

PAO SEM GLUTEM - SEM LACTOSE

Quem não gosta de pão não e mesmo? Ainda mais fofinho, quentinho e saudável???? Isso mesmo, muitoooooo nutritivo e saudável. Geralmente quando falamos em pão sem glúten e sem lactose, já nos vem a mente aquele pão não tão macio. Eis que de tanto pesquisar nesse mundo maravilhoso da culinária e internet, encontrei uma receita da querida LIDIANE BARBOSA , ela e uma expert em culinária funcional, que prometia esse pão maravilhoso, macio, cheiroso e nutritivo. Lógico testei e aprovei. Só bater os ingredientes no liquidificador e por  direto no forno, não precisa esperar pra assar. A sensação quando comi foi de estar se deliciando com um pão de leite, serio mesmo super fofo e de uma sabor espetacular. E o melhor de tudo que no dia seguinte ele continua perfeito, porque claro quando sai quentinho do forno e sempre divino, mas se manter assim no dia seguinte é tudoooooo!!!!  Outra dica que ela deu, para quando for congelar pão sem glúten e sem lactose, saiu do forno quentinho, embrulhe em papel manteiga e leve imediatamente para congelar, ao invés de esperar pra esfriar e congelar. Segundo Lilian faz toda a diferença. Essa receita da um pao forma media, essas que você geralmente encontra nos mercados, mas rende também pra quem tem 2 formas pequenas.
Segue a receita.



INGREDIENTES

3 ovos

5 colheres (sopa) de azeite de oliva ou óleo de coco
1 xícara (chá) bebida vegetal (arroz, amêndoas, o que você preferir) se não tiver intolerância pode usar leite desnatado.
Bater no liquidificador. Acrescentar os ingredientes abaixo e bater novamente no liquidificador.
5 colheres ( sopa) biomassa verde (opcional)
1/2 colher (chá) sal verde, ver receita aqui, ou sal marinho.
2 colheres( sopa) de linhaça dourada (ou aveia, ou chia) um grão que você preferir.
1 e 1/2 xícara (chá) de farinha de arroz
1/2 xícara (chá) de fécula de batata
1/2 xícara de polvilho doce
1 colher ( sopa) fermento de bolo. Se preferir usar o fermento biológico seco, pode usar a quantidade vai ser a mesma, porem é necessário após misturar tudo deixar a massa descansar por 30 minutos antes de ir ao forno. O fermento de bolo não precisa descansar, do liquidificador vai direto para o forno.
 Então, resumindo bater tudo no liquidificador, por ultimo o fermento, colocar na forma untada ou colocar na forma 1 folha manteiga.  Você pode ainda decorar o pão com o grão que achar melhor, linhaça, pepitas de girassol, etc. Assar em forno pre aquecido a 180º C por 25 minutos e bom apetite!!!!









Nenhum comentário:

Postar um comentário